quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Nos tempos da Onça

ENTREVISTA COM A “ONÇA” – SÍMBOLO DE CANGUÇU

Em primeiro lugar queremos saber quem é você? Sou uma alienígena antiga habitante nestas plagas, antes de chegar por aqui o chamado progresso. Sou aquela que foi eternizada como símbolo a ser inserido nos brasões da cidade.
Qual o nome que deram a você? Inicialmente Cang-assu ou caa-guassu, passado posteriormente para Canguçu.
Nesse nome porque trocaram os “SS” por um “Ç”? Trocaram em razão de um decreto dos poderes constituídos, que determinou que os nomes de origem indígena fossem substituídos os “SS” por “Ç”. Menos mal que o decreto não determinou minha extinção pura e simples, deixando que continuasse minha trajetória gloriosa.
Como iniciou o povoamento de Canguçu? De uma desavença entre dois latifundiários, que quando mediram suas terras sobrou um pedaço desta e os dois pretendiam a posse. Então resolveram a questão doando esta sobra para a capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1800, iniciando-se assim o povoamento. Temos forte tradição religiosa católica, o que não impede as práticas diversas de todas as religiões.
Quais foram seus primeiros habitantes? Foram indígenas e posteriormente imigrantes conhecidos como colonizadores, entre estes, portugueses, italianos e alemães.
Como você se tornou símbolo da cidade? Quando criaram brasões, bandeiras e demais meios de representatividade, lembrando-se de mim, antiga habitante, para ficar indelevelmente marcada minha presença neste amado rincão.
Como é seu clima? Como estou abaixo da linha do Equador, em um dos trópicos, diria que meu clima é tropical, no entanto, ás vezes, devido á altitude, meu clima é de serra autêntica.
Em quantos subdistritos se divide Canguçu? O atual número de subdistritos é de cinco.
O que é produzido na área rural? A pecuária foi o marco inicial, depois também passamos a produzir produtos diversificados da área agrícola.
Qual a sua extensão? É de 3.251 km2
Qual é sua altitude? É de 420m acima do nível do mar.
Com uma altitude dessas não há problema quanto ao abastecimento de água? Temos. Mas já estamos com este problema resolvido.
É verdade que entre os sítios arqueológicos há um que foi sede do beneficiamento do “linho” e do “cânhamo” os quais, serviam para o fabrico de panos usados como velas pelos barcos que singravam os mares do sul? Sim, é verdade.
Sem querer polemizar, você abriga algum vestígio de uma redução indígena, onde os índios da região, em priscas eras, eram catequizados pelos jesuítas? Esse assunto tem sido objeto de discussões. Por enquanto não foi encontrado nenhum vestígio significativo para determinar tal afirmação.
Há em você um lugar conhecido como Pedra das Mentiras, ali seria uma espécie de muro das lamentações? Não, apenas é um lugar onde os antigos viajantes que iam a Piratini paravam para se refrescar e para contar “causos” daquilo que acontece na vida comum campeira.
Dizem que você foi pioneira na produção de leite de soja, é verdade? Não diria pioneira, mas a produção de leite de soja para a merenda escolar da época teve projeção nacional, chamando de “vaca mecânica”, o dispositivo que extraia o referido leite.
Ainda funciona sua vaca mecânica? Com o evento da industrialização da soja e do mudança do sistema referente a merenda escolar, cuja merenda foi padronizada por dispositivos legais, tal prática tornou-se desnecessária.
Abrigou filhos ilustres, quais deles gostaria de destacar? São inúmeros os filhos ilustres daqui que participaram de revoluções e que lutaram pelo progresso deste rincão, dentre eles podemos destacar:
Na área lítero-cultural, quem mais lhe projetou? Também são inúmeros os filhos de Canguçu que se destacaram, e, continuam se destacando, entre tantos poderíamos enumerar:
Quem atualmente dirige seus destinos? Atualmente temos os três poderes funcionando plenamente em conjunto e em uníssono, visando única e exclusiva elevar o nome de Canguçu aos pícaros da glória. Os atuais dirigentes são: Prefeito, Presidente da Câmara e Juiz Presidente-Diretor do Fórum.
Gostaria de falar, também, a respeito da mulher de Canguçu? Sim, a mulher de Canguçu sempre teve um papel preponderante em todas as áreas. Destacando-se inclusive pela luta da igualdade entre homens e mulheres, haja visto manifesto em forma de convocação de 1934.
Amiga Onça, quer acrescentar algo mais que não foi perguntado? Teria ainda uma enormidade de fatos e de acontecimentos que dariam para escrever vários compêndios. Porém, devido ao exíguo espaço desta entrevista, deixarei para os historiadores da casa decliná-los. Ficamos honrados e muito gratos pela oportunidade de entrevistar a tão destacado símbolo.

Nenhum comentário: