quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Saudação

Exmas. autoridades aqui presentes, meus conterrâneos, meus amigos.
É bom estarmos juntos nesta solenidade comemorativa ao 40º Aniversário da Semana Farroupilha, cultuando as tradições riograndenses, sempre tão vivas em nosso modo de pensar e de agir.
Nesta minha breve saudação, o que mais me move não é somente o fato de saudar os valentes componentes da cavalgada que acabam de realizar. É mais um voto de louvor à bravura, à coragem, ao denodo de vocês, intrépidos componentes do Piquete “O Vanguardeiro”, cuja denominação é uma homenagem ao Hipólito Antonio Ribeiro (O Vanguardeiro do Paraguai).
Vocês chegam de uma jornada heróica, dispostos ao que desse e viesse, enfrentando intempéries, desafiando dificuldades, mas que para vocês não passavam de apenas contratempos, porque carregam junto ao peito um coração valente que não se acovarda “assim no más”. Um coração que pulsa de orgulho pelo Rio Grande do Sul, que canta as belezas da terra e sonha com um futuro promissor.
É com muita satisfação que tomei conhecimento da preocupação de lembrarem a figura de Manoel Alves da Silva Caldeira, canguçuense que atuou como porta-bandeira do Piquete de Lanceiros Negros, na Revolução Farroupilha, e meu patrono na academia Canguçuense de História.
Formulo votos de grande êxito em todas as cavalgadas que certamente estarão por vir.
Termino parafraseando meu amigo Elton Saldanha.

“Eu sou do Sul, é só olhar pra ver que eu sou do Sul.
A minha terra tem um céu azul.
É só olhar e ver!”

Nenhum comentário: