quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Prefácio da apresentação

Coube-nos a honrosa tarefa de prefaciar “Canguçu Reencontro Com A História” – um exemplo de reconstituição de memória comunitária em sua 2ª edição, ampliada e enriquecida em comemoração ao 150 anos de nosso município, e de autoria do Cel. Cláudio Moreira Bento, com quem somos ligados por laços de família, culturais e, sobretudo, de amizade.
Afirmamos sem medo de errar, ser este livro uma das mais importantes produções do autor, fruto de mais de 50 anos de incansáveis pesquisas com vistas a restaurar a bela e rica história da terra e gente canguçuense, que há 51 anos ele encontrou coberta por espessa camada de patina dos tempos. É um suporte de informações, um manancial de ensinamentos e de revelações, de consultas e pesquisas da maior seriedade e veracidade, enriquecidas pelos pareceres pessoais de Cláudio Moreira Bento. Com sua autoridade reconhecida de historiador de projeção estadual, nacional e internacional e, em particular como o historiador militar brasileiro, considerado o maior historiador vivo, do Exército Brasileiro, onde fez brilhante e longa carreira e ainda goza de especial estima e consideração.
Esta obra histórica-literária é um instrumento didático de interpretação e difusão de fatos, transmissão de conhecimentos, documentação e entretenimento. É mais do que um produto, é um símbolo cultural, um modelo a ser seguido por pesquisadores interessados em resgatar, as memórias perdidas de seus municípios.
Não pretendemos alongar-nos, para não privarmos o leitor de mergulhar, sem perda de tempo, na magia das letras que o transportará à épocas por ele não vividas, mas quem sabe, por algum ancestral seu ou personalidades, que com suas sabedorias e seus trabalhos contribuíram para o bem de nossa terra muito amada e também por Cláudio, que em suas pesquisas sobre Canguçu, fisicamente longe de sua querência em função de sua carreira militar, esteve sempre espiritualmente, junto à sua gente, que está de parabéns por ver que existiu, existe e sempre existirá canguçuenses seguidores do belo exemplo do Cel. Cláudio Moreira Bento, preocupados em resgatar e divulgar a história e as tradições sob a luz da mais autêntica verdade, coerente com esta sentença que ele pronuncia com freqüência – História é Verdade e Justiça!
Alimentamos o firme desejo e justificada esperança de que este livro seja o lume que despertará em cada leitor canguçuense, de nascimento ou de coração, uma forte centelha de apreço e de justificado orgulho pelo nosso querido Canguçu.





Cairo Moreira Pinheiro
Acadêmico Coordenador da Academia Canguçuense de História ACANDHIS e
Academia Piratiniense de História – ACAPHIS
Conselheiro do Instituto João Simões Lopes Neto

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde

Estou procurando informações sobre a história de Joaquim Teixeira Nunes, sobre sua família, árvore genealógica.
Onde eu poderia conseguir.

Fico no aguardo,

Muito grata

Candice Almeida
Meu e-mail: candi.almeida@bol.com.br